13 de outubro de 2013

Zebu, o vocábulo

O vocábulo Zebu[i]

O vocábulo – Zebu, embora consagrado nos dicionários e enciclopédias ingleses, é muito pouco empregado pelos britânicos ao se referirem ao ‘Bos inducus’. Preferem a locução – Indian Cattle’.

O norte-americano emprega para o mesmo fim a palavra – ‘Brahman’, que se nos afigura um neologismo impróprio, ‘Brahman’ ou ‘Brahmanini’ é, como atrás já ficou dito ao se tratar das religiões da Índia, a denominação dispensada ao boi sagrado dos templos, consagrados à memória do boi Nandi, símbolo da fecundidade na religião indu, pelo que se reverencia a Siva, uma das pessoas do ‘trimurti’.

A etmologia da palavra zebu nos parece ser genuinamente portuguesa, pois portugueses foram os primeiros europeus que, na época dos descobrimentos, privaram com os indus e se instalaram em diversos pontos das costas do Malabar, a oeste, e das costas do Corumandel a leste, desde o expirar do séc. XV. Depois é que vieram os ingleses.

Assim não nos antolha descabido afirmarmos aqui ser a palavra zebu derivada de ‘geba’ que, em bom português, quer dizer corcova e é também grafada ‘giba’. Desta palavra se derivou o termo com que os antigos escritores portugueses do século XVI, designavam o boi da Índia a que apelidaram de ‘Gebo’, uma espécie de aglutinação de ‘boi de geba’. De ‘gebo’ a ‘zebu’ o salto foi pequeno.




[i] Silva, Alexandre Barbosa da: O Zebu – na Índia e no Brasil. RJ. 1947.

Luiz Humberto Carrião (l.carriao@bol.com.br)

6 de outubro de 2013

Zebu, a chegada

Exemplar de uma fêmea da raça Nelore
Sua chegada ao Brasil[i]

O zebu chegou por acaso ao Brasil no século XIX. Arribou à Bahia, acossado por tempestade, um barco a vela que transportava alguns exemplares desse gado para Londres - presente de um potentado da Índia a sua Majestade Britânica. Os bois estavam magros, abatidos. Ficaram. O barco seguiu escoteiro. Muito mais tarde é que a importação se fez direta para o Brasil. O 'nelore' se aperfeiçoou sobretudo no Estado do Rio, graças a Pedro Nunes e a outros criadores. Nelore é nome de uma província da Índia. Não existem, lá, bois nelores, nem gir, nem guzerá... Hoje o melhor gado zebu - melhor rebanho do brasil - é de São Paulo. Mas Uberaba deve considerar-se, conforme diz Jango, a legítima capital brasileira do bos indicus. Num livro delicioso, que é romance e não é, escreve o incomparável Nelson Palma Travassos: 'o gado zebu surgiu inicialmente na Bahia, em Pernambuco e no Estado do Rio. Mas foi o mineiro de Uberaba que o transformou em grande negócio. E, através de um plano econômico, o impôs ao Brasil, salvando a pecuária nacional. Foi admirável a diplomacia dos uberabenses, como admirável também foi a planificação da campanha zebuística. Leva-nos até a acreditar na inteligência de um comando único, na argúcia de um gênio militar atrás de todo aquele movimento, feito, entretanto, por acordo tácito entre aqueles homens sagazes’.




[i] Fonseca, Gondin da: Os gorilas o povo e a reforma agrária, manifesto dos bispos do Brasil. São Paulo – SP: Editora Fulgor. 1963